img

Museu da História de Campo Verde

Museu 327

Um dos mais belos cenários está na região da comunidade histórica de Capim Branco, que, além de casas centenárias, construídas durante o processo de ocupação da região, ainda no século 19, é cercada pelos morros da Cruz e da Rapadura.

A estação data de 1896, quando foi construída pelo General Gomes Carneiro e pelo Capitão Candido Mariano da Silva Rondon, fazendo parte do “Projeto das linhas Estratégicas Telegráficas” que tinha o objetivo de ligar o Distrito Federal (Rio de Janeiro) com toda fronteira ocidental do país utilizando-se de aparelhos “ Morse” - único equipamento de comunicação existente na época. Por este feito, o Mal. Rondon foi agraciado como o Patrono das Comunicações.

No primeiro, uma cruz de madeira erigida em 1933 por um morador conhecido como “Pedro Boleiro”, tornou-se símbolo de fé e ponto de peregrinação da comunidade. No morro da Rapadura, um pequeno sítio arqueológico, formado por inscrições rupestres, comprava que o homem já habitava a região há mais de 4,5 mil anos.

Na comunidade está instalado o Museu da História de Campo Verde, em um prédio que é réplica da primeira estação telegráfica do interior de Mato Grosso, construída pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e inaugurada em 1896. Seu acervo é formado por fotos e utensílios utilizados pelos pioneiros.

Capim Branco, que tem no seu entorno várias cachoeiras, conta com uma pequena estrutura capaz de oferecer conforto aos visitantes, como restaurantes, pesque e pague e um balneário dotado de piscina e área de descanso. As cachoeiras estão em áreas particulares e a visitação só pode ser feita com autorização dos proprietários.

O Museu da História de Campo Verde Marechal Cândido Rondon está instalado em uma réplica da primeira estação telegráfica de Mato Grosso, inaugurada em 1986 na comunidade de Capim Branco. O prédio original foi construído sob o comando do general Ernesto Gomes Carneiro, que tinha como seu ajudante de ordens o tenente Cândido Mariano da Silva Rondon.

 O espaço também abriga expositores tipo “totem” com reproduções de fotografias dos pioneiros desbravadores da região, assim como dos primeiros migrantes sulistas a explorar a região, que se transformou em grandes lavouras de algodão, soja e milho.

Fonte: ASCOMCV

Galeria de imagens

Segunda-feira Fechado
Terça-feira Fechado
Quarta-feira Fechado
Quinta-feira Fechado
Sexta-feira Fechado
Sábado Fechado
Domingo Fechado
 

Localização no mapa

Museu da História de Campo Verde

img